Curiosidade: Como o Canadá Diminuiu Drasticamente o Tabagismo Entre Os Jovens

Como nós sabemos, o cigarro é um mau que vem atacando por todo o mundo, atingindo principalmente ao público jovem que, levado por influências, acaba começando a consumir a droga cada vez mais cedo.

Meu foco aqui no blog não são notícias e estatísticas, mas por se tratar de um fato tão importante, creio que vale a pena destacar o feito das autoridades canadenses.

Canadá provou: é possível vencer o cigarro

Na província mais populosa do Canadá, Ontário, menos de 7% dos jovens entre 12 e 19 anos fumam.

A redução do tabagismo é resultado de campanhas bem sucedidas criadas pela Coalition québécoise pour le contrôle du tabac (Coalizão de Quebec para o Controle do Tabaco, em tradução livre).

As campanhas tem como objetivo instruir os jovens desde cedo para mostrar-lhe todos os impactos negativos que o cigarro causará em suas vidas, não apenas na saúde, mas na questão social.

Sabemos que jovens, em geral, não se preocupam muito com a saúde, dando mais foco na questão social.

A maioria deles começa a fumar justamente por isso, pois querem parecer descolados ou serem aprovados nos grupinhos sociais.

Outros, na ânsia de parecer adulto logo cedo, preferem o uso de drogas aos empregos (coisa esse bem adulta).

O diretor da entidade, Flory Ducas, falando para o Le Figaro disse que “a legislação moldou um ambiente que não promove a iniciação do tabagismo. A indústria já não pode associar os heróis e estrelas de jovens às marcas de cigarro”.

O passo rumo ao fim do tabagismo

Deixar de associar o cigarro a “heróis” dos jovens é uma das principais cartadas.

Cantores, atores e personalidades são os principais influentes na vida dos jovens, que costumam ter como inspiração para suas vidas estes famosos.

Outra questão interessante, que mexe diretamente com  ego, é que nas escolas jovens fumantes só podem fazer uso da droga em um local reservado, completamente retirado dos outros, deixando estampado a mensagem “ei, quer fumar? Então vá para o canto solitário”.

Em Vancouver, as leias contra o cigarro proibiram o uso da droga até mesmo em parques, o que faz com que os grupos de tabagistas fique cada vez mais recluso e menos pessoas tenham contato com esta droga.

Tudo que é bom pode ser copiado!

É hora do governo ai do Brasil começar a tomar uma providência a respeito desse assunto.

Cada vez mais jovens brasileiros entram pro meio do cigarro, indo pouco tempo depois para outras drogas como maconha, cocaína, entre outros.